Como organizar o seu próprio Clube de Ciências?

22 de julho de 2015 | Clube de Ciências

Para ter um clube de ciências, você precisa, de preferência, dois ou mais componentes. Dessa forma você pode compartilhar o planejamento de as atividades do clube, assim, seu clube fica mais criativo quando você troca ideias com outros colegas.

É importante que todos os componentes participem das atividades do clube. Os componentes do clube de ciências podem ser tanto da sua escola quanto fora dela. Você não precisa ser um cientista para montar um clube de ciências. O clube é uma oportunidade para os componentes ampliarem suas habilidades e conhecimentos em um ambiente livre, motivado pela curiosidade e investigação.

Os componentes do seu clube de ciências podem ser:

* pais interessados;

* estudantes universitários e de pós-graduação;

* professores ou,

* estudantes de séries mais avançadas.

 

COMO FUNCIONA UM CLUBE DE CIÊNCIAS

 

Os clubes de ciências podem ser organizados de várias maneiras, mas sempre com encontros periódicos. Esses encontros podem variar de 30 minutos à 1 hora, depois da escola ou no final da tarde. Você ainda pode estabelecer um período de funcionamento do seu clube, como por exemplo 1 ano. No final desse período você pode incluir componentes ou escolher outra área do conhecimento para novas atividades, discussões e pesquisas.

É muito importante que pais e professores estejam sempre por dentro de tudo que rola no seu clube de ciências. Eles podem orientar os componentes do clube para manter a direção correta e segura das atividades e informações.

Uma atividade muito legal é produzir pequenos folhetos informativos sobre as atividades do clube e distribuí-los para outros colegas. Isso pode ajuda-lo a recrutar novos componentes para o clube!

 

COMO DEVE SER O AMBIENTE DO CLUBE

 

Na maioria dos clubes, as crianças trabalham em grupos. Os grupos podem trabalhar na mesma atividade, em atividades relacionadas ou, até mesmo, em atividades diferentes.

Cada grupo necessita de uma mesa de trabalho e cadeiras. Deve haver espaço suficiente em torno das mesas para que os componentes do clube possam levantar e se movimentar com segurança.

Os materiais utilizados na atividade do encontro podem ser separados e colocados sobre a mesa de cada grupo.

Uma dica interessante é escolher um lugar para ser a sede do clube. Pode ser uma sala de aula na escola, ou um espaço na casa de um dos componentes do clube. É indispensável ter um quadro de avisos na sala onde estão sendo realizadas as atividades, ou em algum corredor próxima à sala. Esse quadro pode ser usado para lembrar, os componentes do clube, do dia e horário dos encontros, bem como, a atividade que será desenvolvida e o material necessário para os trabalhos.

E dessa maneira seu clube está pronto para funcionar. Você pode obter ideias de atividades para o seu clube aqui no nosso site. Depois de executá-las nos envie o resultado por e-mail com a conclusão do grupo e algumas fotos. Assim podemos divulgar as atividades do seu clube para todo o mundo!

Sucesso nos trabalhos científicos do seu clube de ciências!